EU??? SIMPLES ASSIM...

DE ONDE VEM MINHA INSPIRAÇÃO?

NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA.... FICO DE BOBEIRA E

DE REPENTE PLINPLIN...DO NADA ACORDO NO MEIO DA NOITE E CONSIGO FAZER AQUELE PROJETO QUE VEM ME CONSUMINDO OU VENHO PARA O COMPUTADOR E COMEÇO A ESCREVER O QUE ME DÁ NA TELHA...

NEM SEMPRE É POSSÍVEL FAZER RELAÇÃO COM A MINHA

VIDA OU HISTORIAS QUE ESCUTO, COISAS QUE

VEJO...

NEM SEMPRE FAZ SENTIDO... AS VEZES FAZ...

LEIAM! VEJAM! COMENTEM!!!

HAHAHA

BEIJOS E OBRIGADINHA !





20 abril, 2009

DESAFIO CASA POPULAR E ECOLÓGICA






Queria muito dividir isso com vocês, mas aguardei até que o projeto estivesse mais adiantado.
Esse final de semana fui tomada por um novo desafio. Na realidade ja era algo que queria fazer a certo tempo, mas a oportunidade ainda não havia aparecido.
Um amigo, envolvido em projetos sociais na cidade de Ilheus-BA, lançou o seguinte desafio:
Construir uma vila de casas populares, cujas áreas não deveriam ultrapassar as medidas de 5x5m ( caramba, como vou fazer isso?). As casas deveriam acomodar famílias com 4 membros cada.
Em nossa conversa sobre o assunto, surgiu a idéia de fazer uma casa ecológica e sustentável. Soube também nesse momento que seria realizada uma capacitação das mulheres dessa comunidade para a construção de suas casas ( nossa! Isso me animou mais ainda!)
Então por onde começar? Quebra a cabeça pra ca, esquenta os neurônios pra la e mãos à obra, vamos tentar.
A princípio não imaginei conseguir projetar um casa com sala, cozinha, banheiro , dois quartos e ainda um pequeno terraço numa área tão pequena. CONSEGUIIIII!
Então chegava a hora de planejar sua construção. Primeiro imaginei usar o solo-tijolo, composto de 95% de terra e 5% de cimento, podendo ser confeccionado na própria comunidade. Depois comecei a planejar a parte de iluminação, mas energia elétrica custa caro demais, vamos usar garrafas de refrigerante transparentes com água (devidamente tampadas para evitar nosso mosquitinho) engastadas no telhado. A luz do sol passa pela garrafa plástica com água, propagando luminosidade, criando o efeito de lâmpadas fluorescentes. Problema luz resolvido, ao menos durante o dia.
Também lembrei que tomar banho frio não é tão agradável, então vamos usar as mesmas garrafinhas alinhadas formando uma serpentina por onde passa a água e é aquecida pelo sol antes de chegar ao chuveiro, se usarmos algo metálico (sucata) sob essa estrutura ainda aumenta o efeito do calor. Problema banho morno resolvido.
Os problemas agora ainda são, construir sistema de coleta de água da chuva em toda comunidade para que possa abastecer os banheiros sem custo, viabilizar saneamento, abastecimento de água potável, energia elétrica e claro verba do governo pra construir tudo isso.
Esse foi e ainda é um grande desafio para quem está acostumada a trabalhar com clientes sem muitos problemas financeiros. A arquitetura não deve ser apenas para as classes sociais privilegiadas. Temos uma grande responsabilidade social a partir do momento que detemos conhecimento e ferramentas para melhorar a vida das pessoas.
Por que não passar um domingo inteiro em casa por um bom motivo?
Nosso trabalho está apenas começando, muita coisa ainda em estudo. Então se tiverem possibilidade de ajudar de alguma forma, com idéias que possam melhorar nosso país por favor não calem, toda colaboração e boa vontade será bem vinda. AFINAL ESSA É UMA CAUSA NOBRE!!!
ESPERO QUE ESSA IDEIA NÃO FIQUE APENAS NA TELA DO COMPUTADOR...

22 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Admirável ... Usou muito bem o exíguo espaço. Parabéns...

JCL ARQUITETOS ASSOCIADOS disse...

Eh isso aí! cada em em sua área, estamos juntos para somar e fazer um Brasil melhor para todos. Parabéns pela iniciativa.

Prof Marcos Guilherme disse...

minininha, to orgulhoso de ter sido seu professor na faculdade! Que belo fruto a senhorita está nos dando!

carla maria ribeirro cosato disse...

ADOREI..É UM PROJETO ALÉM BONITO..DE GRANDE RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL...SE TODOS ABRAÇAREM ESSA IDÉIA O MUNDO SERÁ MUITO MELHOR...ESSE PROJETO FAZ COMQ UE AS PESSOAS DÊ MAIS VALOR AS COISAS SIMPLES DA VIDA..PARABÉNS!!

Aline Meira disse...

Deise, parabéns pela iniciativa!!! Seu PROJETO alcançará lindos vôos, até porque sabemos que o governo vai investir muito em vilas populares.
Você vai longeeeeeeee!!
PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!

Murilo Alves disse...

Deisoca, adorei... Fez milagre nesse espaço...
Fico muito feliz de alguem bem sucedida na área dedicar um pouco do seu tempo para um projeto como esse.
Gostei de ver!

Anônimo disse...

Linda, educada, cheia de talento, com consciencia social, inteligente... Vc existe?

Luna Sanchez disse...

Eita, garota, que bacana esse projeto! =)

Juntar economia, consciência ambiental, conforto e dignidade, é uma idéia romanticamente perfeita, mas é muito mais bonito vê-la passar de idéia a projeto, e à realidade, em breve.

Vou divulgar entre meus colegas, na agência.

Um beijo, querida.

ℓυηα

Luana Rios disse...

Linda, que coisa maravilhosa! parabéns!
Cabe agora aos nossos governantes abrir a carteira.
Se todo mundo dedicasse um pouco de seu tempo a uma causa como essa, a vida seria bem mais facil. Gostei de ver, vou divulgar.
Beijos, baby

luluzinha disse...

Amiga lembra aquele teste de personalidade que fizemos um tempo atras? Estava arquivado aqui e ao ver esse projeto lembrei de mandar pra vc. Olha aí:

"Você vive em um universo repleto de possibilidades em que sua imaginação corre solta e todo dia é importante. Você simplesmente não agüenta ficar fora de nada! Em sua maneira de pensar, a diversidade é a chave universal para a felicidade - você gosta dos mais variados tipos de amigos, interesses e experiências.Utiliza a intuição e flexibilidade para se relacionar com os outros no mesmo nível deles - acompanhando-os na mesma freqüência. As pessoas se sentem naturalmente atraídas por você - elas o vêem como pessoa apaixonada, inspiradora e espirituosa, muito divertida."

Teste comprovado, essa é vc, um beijo, minha flor

Renatta Alarcon disse...

Deise... tudo bem?
Como deixar de comentar um projeto tão bacana, que mostra tanta inteligência, dedicação e inspiração...? vc realmente está de parabéns pela idéia e pela consciência!
Desejo muito sucesso mesmooooo!!!!
O mundo precisa de pessoas assim!
PARABÉNS!

Grande beijo!
Rennata Alarcon
P.S. ADOREI SEUS COMENTÁRIOS!

Anônimo disse...

Deise, essa foi a maior prova de amor da minha vida, eu lancei esse desafio e vc mostrou que juntos podemos mudar a vida de milhares de famílias pobres. Te adoro hoje e sempre.Beijos!
Halyson!

Anônimo disse...

Isso mesmo, amor ao proximo é tudo de bom! Continue assim!

Leo disse...

Deise, vc provou que além de talento vc tem muito amor a dar a todas as pessoas do mundo, espacialmente quem está perto de vc. Amo vc sempre e sempre por tudo o que é, minha doce amiga.

tia luuuuu disse...

é por tudo isso e muito mais ( seu sorriso, seu astral, seu bom coração, sua amizade fiel, seu conhecimento dos proprios limites, seua boa vontade sempre em ajudar os amigos, sua alegria em tudo que faz, seu empenho, sua capacidade proficional e intelectual, sua palavra sempre que alguem precisa, sua vontade de viver e de deixar tudo colorido ao seu redor... ) por isso que todos que te conhecem te amam profundamente, coisa linda da tia!
Pessoal, essa menina é uma bençao na vida de quem a conhece e com muito carinho, eu como mae de grande amiga dela, a adotei como filha, sobrinha, amiga e companheira pra um bom vinho.
Saudades , apareça mais vezes...

tia luu disse...

ah, nao podia deixar de me orgulhar em fazer parte da sua vida, afinal desde a infancial voce está entre nós.
Filha, estou muito feliz por esse projeto em que voce mostra que nem todo dinheiro do mundo pode pagar um sorriso.
parabens tambem pelos projetos que vi no sinta-se em casa, pelas revistas, exposiçoes, pelo se sucesso.
voce merece isso e muito mais pois acompanhei seu esforço desde pequena. fofaaaaaaa

Anônimo disse...

TU É FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, VALEU NÊGA
BJO
BETA

Anônimo disse...

Show, muito bom!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alberto Valença Lima disse...

Parabéns Deisinha! Tenho orgulho de dizer que sou teu primo visse? Mas concordo com o comentário de um amigo teu eu outra postagem. Você tem nas veias o germe do jornalismo herdado de tua mãe. Menina tu és boa demais!! Maravilha esse teu projeto! Isso é que conta para o Brasil prosperar. Pessoas como tu, que leva o conforto e a dignidade para as pessoas, a baixo custo e, ainda por cima, respeitando o meio-ambiente.
Parabéns menina!!!
Beijão.

Alberto Valença.

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho.. gostaria de saber qual programa você usa para fazer essas casas.. Obrigado, até mais, feliz ano novo!

Aldeir Félix Honorato disse...

Prezada Deise, adorei o projeto! Gostaria de manter contato para desenvolver um Projeto semelhante aqui em Paraíba do Sul/RJ.

Meu e-mail é: deibiofarm@yahoo.com.br
Meu MSN: deibiofarm@hotmail.com

Caso possa me ajudar, envie contato.
Abraços!
Aldeir Félix Honorato
aldeirfelixhonorato.blogspot.com